Jesus Cristo

Jesus Pantocrator - (Século VI - Mosteiro de Santa Catarina - Sinai/Egito)

Jesus Pantocrator – (Século VI – Mosteiro de Santa Catarina – Sinai/Egito)

Também chamado de Ieshua em hebraico (ישוע המשיח), Jesus Cristo nasceu na galileia por volta do ano 3760 do calendário hebreu. Veio ao mundo com a missão de salvar a humanidade, nele está o centro do Cristianismo.  Jesus se configura para a grande maioria dos seus seguidores como a segunda pessoa da Trindade, e é também chamado de “Filho de Deus”. Sobre Ele os cristãos acreditam que nasceu de uma virgem, conforme relata a profecia do profeta Isaías 7,13 “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco.” Sua atuação junto ao povo teve inicio aos 30 anos, no entanto, foi crucificado, morto e sepultado aos 33 anos, consta que Ele desceu a mansão dos mortos, tendo ido ao paraíso conforme relato em Lucas 23, 43, ressuscitou no terceiro dia vencendo a morte e eliminando a condenação eterna que estava sujeita toda a humanidade

Jesus lançou os fundamentos de uma Igreja, outorgando à Pedro a liderança inicial da mesma: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja” (Mt 16,18).

Os apóstolos e discípulos chamavam a Igreja de a “Igreja do Caminho”, pelo fato de Jesus se conclamar “o caminho, a verdade e a vida.” João 14,6. Que organizada veio a se tornar a Igreja Católica que conhecemos hoje.

É um profeta respeitado também pelos muçulmanos que o consideram um grande profeta sendo citado no Corão como, Ibn Maryam (“Jesus, filho de Maria”); sendo que, os muçulmanos acreditam na volta de Jesus antes do Juízo final.

Sua importância na história do mundo é tão grande que o Ocidente declara o seu nascimento como um “divisor de águas da história”,  passando a contar os fatos  históricos do homem em: Antes de Cristo (A.C)Depois de Cristo (D.C.)

Veja também:

Genealogia de Jesus Cristo

Maria

Nascimento

Apresentação no Templo

A infância de Jesus Cristo

O Batismo de Jesus