O Nascimento

"O nascimento de Jesus" Gerard van Honthorst

“O nascimento de Jesus” Gerard van Honthorst

O nascimento de Jesus configura-se de tal importância pois, visualiza o cumprimento da profecia de Isaias (ver Jesus Cristo), sendo motivo de grande comemoração para a Igreja que se prepara quatro semanas (Advento) antes da data de 25 de dezembro no qual os Cristãos Ocidentais comemoram  o Natal  de Jesus.   A história do nascimento de Jesus está relatada nos evangélicos canônicos, sendo esta considerada oficial e aceita pela Igreja Católica Apostólica Romana e demais denominações cristãs. Já os relatos dos chamados “Evangelhos Apócrifos” não são considerados pela Igreja e demais denominações cristãs

Seu nascimento é considerado como um divisor dos tempos para os cristãos, sendo considerado ano zero, o ano que concretiza a sua chegada a Terra, ou seja; após o seu nascimento inicia-se o século 1. Sua natividade permite que os anos passem a ser contados de forma crescente e os anos anteriores a esse acontecimento recebem uma contagem decrescente.sus nasceu de uma virgem e foi concebido pelo poder do Espírito Santo, conforme relatam os evangelhos de São Mateus 1, 25; e de São Lucas 1. Ambos têm maneiras distintas para expressar tal acontecimento:

O evangelho de São Mateus contemporiza da seguinte forma:

 

ACONTECIMENTO LOCALIZAÇÃO
01 Genealogia de Jesus S. Mateus 1, 01
02 O anjo conforta José S. Mateus 1, 23
03 O nascimento de Jesus S. Mateus 1, 25

Já o evangelho de São Lucas bem mais completo, manifesta o nascimento do filho de Deus na seguinte ordem dos acontecimentos:

ACONTECIMENTO LOCALIZAÇÃO
01 O anuncio do Nascimento S. Lucas 1, 30
02 O nascimento em Belém S. Lucas 2, 07
03 O Anuncio aos pastores S. Lucas 2, 09-12.
04 Genealogia de Jesus S. Lucas 3, 23-38

 

Referências:

Site:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus

Livros:

Bíblia Católica – Editora Vozes

Compêndio Catecismo da Igreja Católica

Youcat