Os Dois Grandes Mandamentos

 

Quem recebe os meus mandamentos e os observa, esse é que me ama. Quem me ama será amado pelo meu pai. Eu também o amarei e me revelarei a Ele.

Judas, não o Iscariotes, perguntou-lhe: “Senhor, por que razão te manifestarás a nós e não ao mundo?” Jesus lhe respondeu: “ Se alguém me ama, guarda a minha palavra; meu Pai o amará, viremos a ele e nele faremos morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou. (São João 14,21-24)

Jesus resumiu suas orientações e os próprios mandamentos da Lei de Moisés através do Decálogo ou dos 10 mandamentos (Ex 34,28; Dt 4, 13 e 10,4) em dois grandes e fundamentais mandamentos:

O primeiro mandamento

Quando os fariseus souberam que Jesus fizera calar os saduceus, juntaram-se em bloco. E um deles, doutor da lei, perguntou, para o testar: Mestre qual é o maior mandamento da Lei? Jesus lhe respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, com toda a alma e com toda a mente. Este é o maior mandamento. (São Mateus 22,34-37)

Neste mandamento de Jesus, resume-se os 3 primeiros itens do Decálogo – a palavra significa literalmente “dez palavras” (CIC 2056). E convoca a todos a terem Deus em primeiro lugar em suas vidas e em seus atos; chama a buscar a Deus em primeiro lugar, com todas as suas forças. E os mandamentos são:

1º – Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas.

2º – Não invocar o Santo Nome de Deus em vão.

3º – Guardar domingos e festas de guarda.

O segundo mandamento

Mas o segundo é semelhante a este: Amarás o próximo como a Ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. (São Mateus 22, 38-40)

Num segundo grupo, Jesus resume o Decálogo de forma a contemplar os 7 itens seguintes e que tratam de maneira simples as relações sociais entre os homens.

Os mandamentos resumidos são:

 4º – Honrar pai e mãe.

5º – Não matar.

6º – Não cometerás adultério.

7º – Não furtar.

8º – Não levantar falsos testemunhos.

9º – Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.

10º- Não cobiçar as coisas alheias.

Referencias:

Livros:

Bíblia Sagrada

Catecismo da Igreja Católica

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

Site:

Wikipédia