Pintura

A vida de Jesus tem sido retratada pelos mais diversos pintores ao longo dos 2.000 anos de história do cristianismo.

No inicio, evitou-se representar Jesus Cristo como homem, preferindo invocar sua figura através de símbolos, um exemplo é monograma formado pelas letras gregas Χ e Ρ, iniciais do nome grego Χριστός (Cristo), a união às vezes de Α e Ω, primeira e última letras, respectivamente, do alfabeto grego, para indicar que Cristo é o princípio e o fim; o símbolo do peixe em grego (ΙΧΘΥΣ, «ikhtus», acróstico de Ἰησοῦς Χριστός, Θεοῦ Υἱός.

Jesus foi representado inúmeras vezes como um cordeiro (o Cordeiro de Deus); e como o Bom Pastor, artistas anônimos e renomados pintaram passagens dos evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João.

Pintores como Leonardo Da Vinci, Caravaggio, Praphael, Boticelli, Rembrandt, entre outros manifestaram o Rei dos Reis em seus afrescos.

IMAGEM/PINTURA COMENTÁRIOS/DESCRIÇÕES
Pantocrator Uma das imagens mais antigas e clássicas de Jesus é a Pantocrator o Cristo Todo Poderoso (de origem grega significa “todo-poderoso” ou “onipotente”. Pan (tudo ou todo) e krátos (alto, em cima e, daí, governo, poder). A imagem é datada como sendo do século 6 e não se tem notícias quanto a um autor da obra.
Mosteiro de Santa Catarina Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina, situado aos pés do Monte Sinai, Egito.O mosteiro constitui a Igreja Ortodoxa do Monte Sinai, juntamente com outras dependências da região.O responsável pela consagração do abade e arcebispo do mosteiro é o patriarca grego ortodoxo de Jerusalém

 

 

 

 

 

A historia e a vida de Jesus retratada ao longo dos Séculos:

 

PINTURAS
SEC.15   
“O Batismo de Jesus” (1472-1745)Andrea del Verrocchio e Leonardo Da Vinci “A última ceia” – (1492-1498) – Obra de Leonardo da Vinci –Pintada no refeitório do Seminário dos Padres Dominicanos, de Santa Marie Delle Grazie, Milano

 

 

 

PINTURAS 
SEC.16  
“A transfiguração” (1594)Autor Ludovico Carracci (1555–1619) “Maria, José e o Menino”[Autor Lorenzo Lotto

 

 

 

                  PINTURAS
SEC. 17 Adoração
A Adoração dos Pastores (1622)Autor Gerard van Honthorst (1590-1656).A tela se encontra no Wallraf-Richartz-Museum,na cidade de Colônia, Alemanha.

 

PINTURAS
SEC.18
Cristo de Saia ou CalvárioEscola Cusquenha de Pintura (Peru)

 

 

PINTURAS
SEC.19
Ficha Técnica “O sermão da montanha”Óleo sobre tela de Carl Heinrich Bloch (1834–1890)

 

 

Estas obras de arte são de domínio público com mais de 100 anos e está licenciada sob a GNU Free Documentation License