José

José foi o pai adotivo de Jesus, por ter se casado com Maria. Ele nasceu por volta do ano 90 a.C., na cidade de Belém. Viveu em Nazaré, na Galileia e exerceu a profissão de carpinteiro. José é citado poucas vezes na Bíblia, quando do compromisso que tinha para com Maria, na aparição do Anjo, quando ele pensava em abandonar Maria por causa da gravidez inesperada, na apresentação do Menino Jesus no Templo, na fuga para o Egito e quando Jesus se perde do grupo e é encontrado no Templo, junto aos doutores da Lei.

Por não haverem mais citações sobre José, acredita-se que muito antes do início da vida pública de Jesus ele já havia falecido.

A igreja Católica Apostólica Romana tem, na figura de São José, o “protetor da Igreja”, sendo também considerado “padroeiro dos trabalhadores” e “padroeiro das famílias”. Por causa de sua popularidade junto aos fiéis, inúmeras igrejas levam o seu nome. A Igreja Católica dedica o dia 19 de março para a Solenidade de São José. Neste dia, em todo o mundo, onde exista uma igreja dedicada ao Santo, recorda-se solenemente a santidade do pai adotivo de Jesus.

Também, no dia 01 de Maio, a Igreja dedica memória facultativa para celebrar a festa de São José Operário.

Por causa de sua justiça é dado a ele os títulos de Castíssimo esposo de Maria, Pai adotivo de Jesus, Descendente de Davi e Patriarca da Igreja.

Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.

Alguns estudiosos dão conta de que o falecimento de José se deu por volta do dia 20 de julho, em 18 d.C., em Nazaré, Israel.

O nome de José foi introduzido no Canon da Missa pelo Papa João XXIII.

Referências:
Livro: Um Santo para cada dia – Editora Paulus
Bíblia: Mateus 1:16; Mateus 13:55; Lucas 3:23; Lucas 2:4
Sites: www.rs21.com.br; wikipedia