A Ressurreição

 

Passada a crucificação, Jesus é retirado da cruz e logo em seguida é ungido e sepultado num tumulo de propriedade de José de Arimatéia, onde permaneceu 3 dias, vindo ressuscitar conforme dizem as escrituras.

Todos os evangelhos fazem menção a este acontecimento, além de Mateus 28, Lucas 24, Marcos 16 e João 20:

“1 Passado o sábado, ao amanhecer o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. 2 Subitamente ouve um grande terremoto, pois um Anjo do Senhor desceu do céu, aproximou-se, rolou a pedra do sepulcro e sentou-se nela. 3 O seu aspecto era como o de um relâmpago e sua veste, branca como a neve. 4 Paralisados de medo, os guardas ficaram como mortos. 5 O anjo, dirigindo-se as mulheres, disse: “Não tenhais medo. Sei que procurais Jesus, o crucificado. 6 Ele não esta aqui! Ressuscitou conforme tinha dito. Vinde ver o lugar onde estava. 7 Ide logo dizer aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e que vai a frente de vos para a Galileia. Lá o vereis. Eis o que eu tenho a dizer”. Mateus 28, 1-7

A Ressurreição de Jesus é o grande acontecimento do cristianismo. Retrata o ressurgimento à vida no domingo seguinte à sexta-feira na qual ele foi crucificado. É um acontecimento de tamanha importância e grandeza que esta contido no Credo Niceno-Constantinopolitano: “Ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, conforme as Escrituras”.

Os cristãos denominam de Domingo de Pascoa ou domingo da Ressurreição o dia em que Cristo ressuscitou.

A pascoa dos cristãos assim chamada, em muito se assemelha com a pascoa judaica, sendo que ambas configuram-se como que eventos libertadores.

A festa da pascoa se da sempre na noite da primeira lua cheia depois do equinócio.

O significado da Pascoa

Para os cristãos a pascoa de Jesus é a consumação gloriosa de uma plano de redenção iniciado na sexta-feira santa, quando Jesus é imolado como um cordeiro e seu sangue serve de expiação definitiva dos pecados dos homens e que culmina com a ressurreição.

Um evento histórico

O ministério da Ressurreição de Cristo é um acontecimento real que teve m,anifestações historicamente comprovadas, como atesta o NT. Já São Paulo escrevia aos Coríntios pelo ano 56: “Eu vos transmiti… o que eu mesmo recebi: Cristo morreu por nossos pecados, segundo as escrituras. Foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras. Apareceu a Cefas, e depois aos doze” (1Cor. 15, 3-4) (CIC 639)

O tumulo Vazio

“No primeiro dia da semana, de manha muito cedo… Encontraram a pedra do Tumulo removida e, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus.” Lucas 24, 1-3.