Fariseus

A palavra fariseu, do hebraico perishut, significa separação. Os fariseus eram um movimento judaico surgido entre os séculos 2 a.C. e 1 a.C. Tinham normas morais muito definidas e não se deixavam envolver por costumes fora da sua realidade. Eram exímios observadores da Torá, as leis judaicas, as quais obedeciam com muito rigor.

Tinham o costume de não se misturarem, nem tão pouco se envolverem com pessoas que não praticassem as Leis, segundo a sua maneira ou forma de expressar e/ou de interpreta-las.

Os fariseus eram ferrenhos opositores do Cristianismo.

João Batista definiu os fariseus como víboras: “Ao ver, porém, que muitos dos fariseus e saduceus vinham para o batismo, João lhes disse: “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que vem?” (São Mateus 3,7).

Jesus também denunciou esta seita pela sua hipocrisia e orgulho, pelo modo como desprezavam as coisas essenciais da Lei, para darem atenção à minúcias das praticas externas:

“Pois eu vos digo: se a vossa justiça não for maior do que a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos céus” (São Mateus 5,20).

“Jesus lhes disse: Abri os olhos e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e saduceus” (São Mateus 16, 6).

“Como não entendeis que eu não estava falando de pão, quando vos disse para tomardes cuidado com o fermento dos fariseus e saduceus?” Então entenderam que não havia falado do cuidado com o fermento de pão, mas com a doutrina dos fariseus e saduceus (São Mateus 16, 11-12).

“Então Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: ‘Os escribas e os fariseus estão sentados na cátedra de Moisés…’” (São Mateus 23,1-39).

Devido a atitudes radicais e inverídicas de muitos membros da seita farisaica, o termo fariseu foi direcionado para classificar todas as pessoas que exercem, no cristianismo, uma vida e/ou atitude de aparência em relação ao que se prega e ao que se vive.

Referencias:

 Livros:

Bíblia Católica – Editora Vozes

Dicionário Enciclopédico das Religiões – Hugo Schlesinger/Humberto Porto – Editora Vozes – pag.1053

Quatro Evangelhos – Editora Vozes

site:

Wikipedia