O Grande Mandamento

 

1939 – The Great Commandment

 

 

Título Original: The Great Commandment

País: Estados Unidos – (1939)

Gênero: Drama/Ficção

Direção: Irving Pichel

Produção: John T. Coyle

Elenco: Irving Pichel (Jesus Cristo), John Beal como Joel, Maurice Moscovich (rabino Lameque, o pai de Joel),

Albert Dekker (Longinus), Marjorie Cooley (Tamar), Olaf Hytten (Nathan), Ian Wolfe (cobrador de impostos),

Marc Lobell (Judas Iscariotes), Harold Minjir (Andrew), John Merton oficial romano sob Longinus

Idioma Original: Inglês

Cor: Preto e Branco

Duração: 78 minutos

 

O Grande Mandamento é um filme cristão dirigido por, que retrata a conversão ao cristianismo de um jovem fanático , Joel, e o romano soldado Longinus através dos ensinamentos de Jesus em sua parábola do Bom Samaritano . Ele foi co-produzido por e lançado pela Catedral Films em 1939. Teve seu lançamento nos cinemas em 1941 pela Twentieth Century Fox

O filme se passa em 30 dC Judéia em uma aldeia fictícia, perto de Jerusalém. O filme conta a historia do jovem Joel que nutre uma paixão secreta por Tamar, que é comprometida pelo pai. Na tentativa de proteger o irmão de sua própria imprudência e que é o prometido a sua amada, em meio a vários acontecimentos, Joel conhece Jesus quando tenta se alistar no exercito do Cristo (Jesus não é apresentado diretamente no filme, mas sim sua voz), nesse encontro são contrapartidas as diferentes ideias dos discípulos André e Judas Isacariotes sobre Jesus.

As grandes mensagens do filme são tiradas de Mateus 26,52 “todos os que tomam a espada perecerão pela espada.” Que desaponta Joel. E pelo aparecimento de Jesus na porta da vila onde o pai de Joel é apresentado como o escriba que pergunta a Jesus: “Qual é o maior mandamento da Lei ? ( Lucas 10:25-37). Jesus responde com Sua parábola do bom samaritano . Entre a esperança do encontro com o Messias, a fé e a consequente descrença Joel conhece o verdadeiro Jesus… e se torna um cristão.