Ezequias

O rei Ezequias foi o 13º Rei de Judá. Seu nome significa “Javé Fortalece”. Seu reinado teve inicio em 715 A.C. e durou 29 anos. Ele é considerado um dos maiores reis de Judá por causa da sua confiança em Deus e de sua dependência d’Ele. Ezequias era um homem de muita fé. Guardava os mandamentos da lei mosaica e exortava o povo a desviar-se do pecado e se aproximar de Deus. Coube a Ezequias a missão de purificar o Templo, reorganizar o clero, destruir os lugares altos e combater o culto herético do deus Baal e restaurar a celebração da Páscoa. Além disso, combateu a idolatria em Judá proibindo o culto aos deuses pagãos, determinando também que fosse destruída a serpente de bronze construída na época de Moisés, pois o povo estava adorando-a. Graças à sua obediência, a Bíblia relata que Deus trouxe paz ao seu reinado, tendo ele próprio cuidado do templo, afim de que acontecesse a adoração adequada.

Após a expulsão dos assírios, Ezequias experimenta um novo milagre. Tendo adoecido gravemente, o profeta Isaías veio lhe dizer que iria morrer. Não se conformando, Ezequias pôs-se a orar e Isaías retorna com outra mensagem de Deus, informando um acréscimo de mais 15 anos à vida do rei. E, como prova do cumprimento dessa palavra, Deus deu um sinal a Ezequias, fazendo atrasar dez graus a sombra do relógio solar construído por Acaz.

Nos últimos anos do seu reinado intensificou o processo de reurbanização de Jerusalém. Tendo se recuperado, Ezequias cometeu um sério equívoco ao mostrar os seus tesouros aos mensageiros da Babilônia. Devido a isso, Ezequias foi advertido pelo profeta Isaías, prevendo o futuro cativeiro dos judeus, o que ocorreu numa invasão de Nabucodonosor, no reinado de Zedequias.

Referências:
wikipedia
Livro: Dicionário Enciclopédico das Religiões – volume 1, pág. 1041. Autores: Hugo Schlesinger e Humberto Porto
Bíblia: II Crônicas 29,3 e 30,5; II Crônicas 30, 6-9; II Reis 18,3-6; Isaías 38,1-22; Isaias 22